background: #000000

Sinto Isso Tudo e Muito Mais!

Sinto Isso Tudo e Muito Mais! 

SINTO ISSO TUDO E MUITO MAIS! tem como proposta trabalhar com os sentimentos, ajudar as crianças, por meio das histórias, a compreender um pouco mais do seu universo interior. O projeto existe desde 2016 e inclui uma série de contações. Falar sobre os sentimentos ensina a criança que, de vez em quando, é normal sentir-se triste, zangada ou assustada. Com uma tolerância maior em relação aos sentimentos mais dolorosos, a criança torna-se livre para sentir-se segura com suas habilidades e ser feliz. 

O projeto “SINTO ISSO TUDO E MUITO MAIS! está com um novo repertório que estamos chamando de "Pequeno guia para aliviar a pandemia”Neste momento, sentimos a necessidade de criar um novo repertório de histórias que abram um diálogo com as crianças acerca dos sentimentos que têm permeado o dia a dia das famílias durante o período da pandemia.

A seguir o repertório antigo que já foi amplamente apresentado e abaixo dele o repertório novo!


REPERTÓRIO "SINTO ISSO TUDO E MUITO MAIS!"   -   CONTAÇÕES

 
1 ·   "IXI, BATEU UMA TRISTEZA!"   -   
Apesar de abordar temas complexos, como o luto e tristeza, essa apresentação dinâmica e divertida, com quatro histórias, tem como objetivo ajudar a criança a nomear e identificar seus sentimentos, principalmente a tristeza e suas complexas ramificações. Animais de uma floresta que precisam lidar com a perda de uma amiga muito querida, uma garota que acorda tomada por uma tristeza profunda, duas amigas entediadas encontram uma solução para seu tédio e Uma garota tenta lidar com a sua frustração por não saber dançar. (Sentimentos trabalhados: Luto, Tristeza, Tédio e Frustração). 

  "O QUE É QUE TE FALTA?"   -   Essa apresentação reúne 3 histórias. O que será que acontece com uma garota que é pra lá de orgulhosa, e um garoto que é tão preguiçoso que todos o chamam  de João preguiça e uma florzinha que é tão especial que nos faz entender a felicidade? (Sentimentos trabalhados: Orgulho, Preguiça e Felicidade).

3·   "CADÊ O MEDO QUE ESTAVA AQUI?"  -  
O medo e suas inúmeras possibilidades, afinal de contas todo mundo tem seu medo, cada um tem seu segredo. E para enfrentar esse medo, muitas vezes, precisamos de certa dose de coragem e vontade. Numa noite escura, Tonho revela quais são seus maiores medos.  
Comadre fulôzinha precisa se encher de coragem para enfrentar um temido personagem e salvar sua amiga de uma tremenda enrascada. E como a gente sempre quer alguma coisa, um marinheiro chamado Grilo utiliza de toda sua esperteza para realizar um desejo antigo. (Sentimentos trabalhados: Medo, Coragem, Vontade). 

4·  "CALMA AÍ QUE EU ESTOU COM RAIVA!"  -  
O filho da chuva tem que lidar com a presença e a ausência da mãe que tem que chover em outros lugares,  um morador de uma aldeia aprende a compartilhar algo muito especial, e uma raiva pequena, quase imperceptível,  começa a crescer e a dar um grande trabalho.     
(Sentimentos trabalhados: Raiva, Egoísmo e Amor). 
 
5.   “CORES DO HUMOR” - 
Três irmãos brigam sempre pra conseguir as atenções da mãe, um morre de ciúme do outro mas o que será que acontece quando a mãe vira 3?  André experimenta sempre a sensação de passar vergonha. Mas ele descobre que passar vergonha de vez em quando é bem mais normal do que imagina. E como é chato notar que os outros têm sempre alguma coisa melhor e ficar morrendo de inveja. Nesta contação, as crianças conhecerão as cores das emoções vivenciando com as histórias sensações bastante conhecidas. 
(sentimentos trabalhados: vergonha, ciúme e inveja)
  
6·  "SOBRE PAPAIS E CAIXAS"  -  
Nesta contação temos um filho que amava um pai e um pai que amava caixas; um outro pai lia para sua filha sobre todas as coisas do mundo, um dia sua cadeira fica vazia e a menina decide guardar seu coração numa garrafa; temos um filo que descobre um segredo que seu pai guardava bem guardado e uma história cantada de um pai pra lá de especial.
 

7. “LAÇOS DE MÃE”  -  

Uma canção intermeia todas as histórias e conta de um cordão imaginário que faz a mãe sentir no coração todas as descobertas do seu filho. A partir desta canção outras histórias se desenvolvem como uma mãe que revela aos filhos que também tem medo como eles, até medo bobo, como de uma indefesa lagartixa; ou de uma mãe que precisa arrumar a casa e pede ajuda aos filhos, e eles, ao invés de arrumar, sempre encontram um jeito para desarrumar, de repente, uma coisa estranha acontece com a mamãe, ou de como a mãe chuva tem que às vezes se separar de seu filho, mas essa separação só faz o amor deles crescer. 

8. “QUEM CUIDA DE MIM?”  -   

As avós hoje em dia não estão mais sentadas numa cadeira de balanço e fazendo crochê. A avó da nossa história tem uma netinha, e é ela, a menina, que descreve sua avó de maneira inteiramente original. E aquele avô que gosta de contar histórias? E que adora inventar. Um dia, para espanto de todos, esse avô resolveu ter um cachorro, que acabou adotando como filha, porque Mila não era um animal simplesmente.... Ah, e a tia mais especial que tem? Que leva a gente pra aventuras e pra vivenciar tantos sentimentos diferentes......


NOVO TEASER de Sinto Isso Tudo e Muito Mais! mostrando toda a variedade de histórias e a grande quantidade de lugares em que já se apresentou.



Repertório SINTO ISSO TUDO E MUITO MAIS! - Pequeno guia para aliviar a pandemia”

1. Recorda, Respira e Vai!- Sentimentos abordados: ansiedade, saudade, luto e tédio.

Marilu está sempre entediada e de mau humor, até que encontra alguns amigos que lhe mostram um novo jeito de ver a vida. E Mateus esbarra em lembranças dos empurrões na bicicleta, dos sorrisos dos passeios, dos abraços de manhã com o rosto amassado, tantas memórias que trazem saudade e a compreensão dos ciclos da vida. Tia Lúcia tinha um guarda roupa muito colorido, onde Helena amava brincar, mas o que pode acontecer se esse guarda roupa se esvaziar? Por fim, aprender a respirar pra deixar as preocupações de lado e dar espaço para o novo.

2. Pra Cá ou Pra Lá?- Sentimentos abordados: luto, tédio e medo

A dona Morte, muito simpática, aparece e conversa com as crianças, enquanto um peixinho aprende a dizer adeus. Maria e Joana tão amigas se deparam com o tédio, como resolver? E a princesa que tem medo de perder o dinheiro e tem medo do escuro, e acaba perdendo o sono e os amigos. É assim que ela fica amiga da escuridão e das estrelas.

3. Eu Nunca Vou Só!- Sentimentos abordados: solidão associada ao medo, luto e tristeza.

Um telefone sem fio, essa foi a boa ideia que o sr. Hirota teve para ajudar pessoas que passavam por momentos difíceis na aldeia em que ele morava. Elise era uma mulher muito medrosa, medo de aranha, de gente e até de árvore, por isso vive sozinha mas, quando menos espera, um aviãozinho de papel entra por uma janela. Enquanto isso, Milena e sua mãe são arrebatadas por uma escuridão misteriosa e precisam aprender a lidar com essa nova condição.

4. Que Medo do Medo que Medo dá!- Sentimentos abordados: tristeza, medo e luto

Animais de uma floresta precisam lidar com a perda de uma amiga muito querida, e uma garota acorda tomada por uma tristeza profunda. Numa noite escura, Tonho revela quais são seus maiores medos e uma mãe revela aos filhos que também tem medo como eles, até medo bobo, como de uma indefesa lagartixa.

Playlist de vídeos de histórias do Sinto isso Tudo e Muito Mais!


Fotos das contações Sinto Isso Tudo e Muito Mais! :












Nenhum comentário:

Postar um comentário