background: #000000

4 Luas

 Com um trabalho que sempre esteve voltado para as infâncias, desta vez, o grupo Tá na Boca do Conto dedica-se a um público de jovens entre 9 e 15 anos. Da pesquisa do empoderamento e da consciência do feminino realizada no projeto 4 LUAS, através do Prêmio Aldir Blanc de Apoio à Cultura do Município de São Paulo, nasceu uma série de contações cênico-musicais que buscam atrair os jovens, educadores, pais e cuidadores. As histórias trazem arquétipos e informações com um enfoque pedagógico sobre o feminino: a transformação da menina em mulher; a consciência das meninas de seu corpo e dos lugares que podem ocupar na sociedade e no mundo; e a relação do corpo feminino com a natureza cíclica. As contações dialogam também com os meninos e rapazes, sugerindo uma maior conexão com seus sentimentos e com as transformações ligadas à natureza, e falando sobre a presença do masculino na construção de um mundo mais igualitário e saudável para todos.


Neste projeto temos duas contações de histórias: Vozes Lunares, apresentada pelas contadoras Erika Coracini e Carolina Moreira; e Fios de Lua, apresentada pelas contadoras Adriana Coppi e Thais Aguiar. 


VOZES LUNARES:

o público será convidado a conhecer um ritual de primeira menstruação - lua nova - e a sabedoria ancestral das ervas; na história da lua crescente, da Baleia, refletiremos sobre os limites do corpo, e as tantas diferenças entre o universo das meninas e dos meninos. Na história da lua cheia falaremos sobre intuição e como cada mulher pode criar os fios de sua história; por fim adentraremos na lua minguante, na qual avós que dançam nos trazem o vigor e a alegria de envelhecer. 


FIOS DE LUA: 

Duda, Franjão e Nandinha, amigos inseparáveis desde a infância, percebem as mudanças nos seus corpos, enquanto aranhas ensinam histórias de união, cura coletiva e um misterioso vestido. Na história seguinte temos Rosa, que, desfazendo-se de relações abusivas, percebe que menstruou no mar; na última, A Bruxa e o Fio de Lua, uma menina aprende a se ]reconhecer como mulher, desvestindo-se de alguns padrões.

As aquarelas foram criadas especialmente para o projeto por Lívia Anzai.

Playlist das vídeo-histórias criadas durante o projeto 4 Luas:

RODA DA LUA


A BRUXA E O FIO DE LUA

A BALEIA


CRESCER É ESQUISITO


O VESTIDO




MANDI CELESTE





PLANTADEIRAS



ESPUMA





Nenhum comentário:

Postar um comentário