background: #000000

Histórias Populares

O que será que é? - espetáculo cênico musical
O Que Será Que é?” é um espetáculo cênico-musical que propõe um jogo interativo impulsionado pelas canções no formato do “o que é, o que é?” tão difundido no universo infantil. Uma brincadeira musical de adivinhação composto quase que integralmente por canções que abordam o cotidiano das crianças de maneira lúdica e poética, como as estações do ano, os objetos contidos em uma casa até as partes do corpo humano.

Com Erika Coracini e Adriana Coppi


Duração: 50 min

Viagem na Floresta-
contação de histórias para primeira infância
A contação de histórias “Viagem na Floresta” se propõe a conduzir as crianças pelo imaginário dos bichos que habitam a floresta e o jardim da nossa casa, contando, por exemplo, a história de como a lagarta torna-se borboleta, inspirada na ‘Primavera da Lagarta” de Ruth Rocha, de como todos os bichos foram convidados para a “Festa no Céu” menos o sapo, história do folclore brasileiro, recontada por Luís da Câmara Cascudo, entre outras histórias.
A contação apresenta as personagens de maneira poética e lúdica, para isso, as crianças são convidadas a participar dos acontecimentos da floresta através de jogos de roda e cantigas incluindo jogos de imitação dos sons e movimentos dos bichos. Através do estímulo à observação dos fenômenos da natureza e a sua interação com os mesmos as crianças são convidadas a vivenciar e a compreender estes fenômenos, algo que contempla a necessidade da primeira infância de desenvolvimento cognitivo e afetivo estimulando-a a interagir socialmente e com o ambiente que a cerca de forma simples, direta e prazerosa.

Com Erika Coracini e Adriana Coppi


Duração: 50 min


Por que no céu tem tanta estrela?
Este espetáculo é uma reunião de lendas indígenas que explicam como surgiu a noite e suas estrelas, a relação do homem com os animais, como o homem ganhou o dom da liberdade e como o amor entre os homens os fortifica e os faz vencer barreiras, tudo isso de forma simples e poética, recheado de uma pesquisa de cantos indígenas.
Com Erika Coracini e Rômulo Albuquerque 
Duração: 45 min 
Tá na Boca do Conto já se apresentou com esta contação na Livraria da Vila, na Casa do livro, no SESC Bertioga, SESC Consolação, nas Bibliotecas Municipais e do Festival da Arte de Contar Histórias da Prefeitura Municipal de São Paulo de 2011.
Karingana
Karingana, que em ioruba significa “era uma vez”, é uma reunião de contos afro- brasileiros. No espetáculo conta-se causo de como o adivinho Ifá escolheu sua esposa entre três pretendentes: a paciência, a discórdia e a riqueza; de como Iansã – orixá dos ventos - salvou o reino de seu pai, e por fim, de como Iemanjá – orixá do mar- deixou de ser só, tornando-se mãe de todas as divindades. Essas são as histórias contadas e cantadas nesse pequeno espetáculo repleto de canções inspiradas nos ritmos afro-brasileiros.
Com Erika Coracini e Rômulo Nardes
Duração: 45 min
Karingana já se apresentou no SESC Bertioga, SESC Consolação e Bibliotecas Municipais.

Conversa de Pescador
Este espetáculo reúne “causos” que aconteceram com personagens que vivem perto de mar, como a Orgulina que quis ter mais do que podia ou o João Preguiça que resolveu seu problema de dinheiro de forma inusitada. Entremeado de canções que homenageiam o mar, o público será convidado a cantar junto e a participar da história, interagindo com as diversas situações.
Duração: 45 min 
Com Erika Coracini e Rômulo Nardes
A Bicharada
Nesta contação, o grupo Tá na Boca do Conto, traz narrativas do universo da floresta. E as crianças são chamadas a participarem de brincadeiras para descobrir como o galo acabou tendo que cantar de madrugada ou conhecer a história de como a cotia descobriu uma árvore encantada. Essas e outras histórias são entremeadas de cantigas e ritmos populares brasileiros como o côco, a capoeira e o maracatu.
Duração: 45 min
Com Erika Coracini e Rômulo Nardes

Enluarar
Este espetáculo, voltado para um público jovem e adulto, traz um repertório de histórias de Lua e de Mar. Buscando nas mitologias de diversas culturas o nascimento e a representação da Lua e do Mar, bem como a ligação entre esses dois elementos da natureza, o grupo cria uma atmosfera de sonho e imaginação de forma interativa, e traz um repertório de canções criadas especialmente para este espetáculo, além de outras de cultura popular.
Com Erika Coracini e Romulo Nardes
Duração: 45 min